Organiza o teu estudo

uma forma de aprender

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Solar System Scope

Use o browser de sua preferência e navegue pelo sistema solar com este simulador 3D e interativo
O homem sempre se dedicou à observação dos astros celestes. Existem registros históricos que demonstram essa preocupação em civilizações muito antigas, de antes de Cristo. Com a popularização da astronomia, está cada vez mais acessível encontrar informações e equipamentos para se tornar um astrônomo amador. E é claro que a internet é uma ferramenta indispensável para quem se interessa pelo assunto.
O Solar System Scope é um simulador 3D e interativo do nosso sistema solar. Isso significa que você pode visualizar o Sol e os planetas de qualquer ângulo, ajustando a visão com o cursor do mouse.
Visão inicial do Solar System Scope

Antes de começar a navegar pelo espaço, note que, no canto direito da tela, há a opção de mudar o idioma do sistema para espanhol, língua eslovaca ou inglês. Portanto, caso o inglês seja uma barreira, o usuário falante do português pode encontrar mais facilidade com a língua de Fernando Alonso.
Curso rápido de navegação espacial
Não é difícil usar o Solar System Scope. Para visualizar o sistema solar de ângulos diferentes, basta arrastar a tela usando o botão esquerdo do mouse. Você pode movê-la em qualquer direção e, até mesmo, fazer com que os planetas avancem em suas órbitas.
Para aproximar ou distanciar a visão de um astro celeste, basta usar a rodinha do mouse, também conhecida como scroll. Se preferir, você também pode clicar em algum ponto da escala apresentada à direita na tela.
Opções de visitar planetas e medir distâncias

Clicando sobre um dos astros, o usuário tem a possibilidade de visitar o planeta (“Visit Planet”) ou de medir a distância entre ele e outro ponto do sistema solar (“Distance meter”). Caso você selecione esta última opção, clique em outro astro quando visualizar a mensagem “Select planet or sun” (Selecionar planeta ou o Sol). A distância será exibida em Unidades Astronômicas (UA), sendo que cada uma vale aproximadamente 150 milhões de quilômetros.
Três tipos de visão
Visão geocêntrica em uso
Na opção “View”, o usuário pode escolher entre três maneiras diferentes de visualizar o sistema solar. A primeira opção, “Heliocentric view”, representa a visão heliocêntrica, ou seja, o Sol passa a ser o centro de observação do usuário. Mas ao clicar em “Geocentric view” (Visão geocêntrica), o ponto de referência passa a ser o planeta Terra.
Use o Solar System Scope como mapa do céu

A terceira possibilidade é uma das mais interessantes. Ao clicar em “Panoramatic view” (Visão panorâmica), é possível visualizar a posição dos astros do ponto de vista de um terráqueo. Ou seja, podemos usar essa visão para identificar as constelações e os objetos celestes que vemos a olho nu, no céu.

Configuração de data e hora
Ao usar as visões heliocêntricas ou geocêntricas, talvez a data e o horário sejam irrelevantes para o usuário, caso ele não queira saber com precisão onde os astros se encontram. Porém, ao visualizar o mapa do céu com a opção “Panoramatic view”, data, hora e localização podem fazer uma grande diferença.
Configure a sua localização
Para configurar a sua localização, clique em “Settings" e, em seguida, escolha a opção “Earth Observatory Settings” (Configurações de Observatórios Terrestres). Infelizmente, os usuários brasileiros poderão encontrar apenas o Rio de Janeiro na lista. Já a data e o horário correto podem ser indicados ao clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a barra de tempo localizada na região inferior da tela.

Outras opções
Outras configurações estão disponíveis
Ainda na seção de configurações (“Settings”), o usuário pode definir se deseja ou não que o simulador apresente o nome dos astros na tela ou exiba informações ao posicionar o mouse sobre eles. Também é possível desabilitar a linha que representa a órbita dos planetas e habilitar o nome e as linhas que definem cada constelação.

Caso você tenha alterado demais as configurações e queira voltar tudo como era antes, clique na opção “Reset settings for” (Reiniciar configurações).

Informação retirada em: http://www.baixaki.com.br

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.